quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O raio da arquitectura quadrada

Eu não sei porque, repentinamente, toda a gente adora quadrados, casas quadradas, supermercados quadrados, todos os projectos de arquitectura viraram quadrados.
No início, quando eram apenas 2 ou 3, até que tinham piada, porque eram diferentes, não havia grande coisa de especial mas também não era nada que me desse a volta à cabeça e me fizesse apetecer matar todos os arquitectos à minha volta.
Sei que a culpa não é só deles, o cliente vê, o cliente gosta, o cliente pede.
MAS O CLIENTE É ESTÚPIDO MEU DEUS! E alguém devia tratar disso, devia haver uma lei, sei lá, qualquer coisa contra o "copianso" e a falta de imaginação.
Mas eu pergunto-me, porque raio querem vocês tornar o Mundo quadrado??
Onde é que está o gosto pelo diferente e pela inovação? Lá porque o vosso vizinho da frente decidiu viver num quadrado, não significa que você também tenha que o fazer.
Chega de quadrados! Usem a vossa imaginação por favor e deixem as bestas quadradas de lado. Procurem os triângulos, as circunferências, as curvas ou mais além, procurem os octógonos e os decágonos, são tantos, todos postos de lado e inferiorizados pelos quadrados. A diversidade é de tal forma abundante, que custa a perceber o porquê de tanta pouca utilização desta.
Problemas como este nascem de coisas como arquitectos formados com bases pelo agrupamento de ciências. Arquitectura não é ciência, é arte. E arte não é imitar o vizinho do lado. Arte é criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário