terça-feira, 1 de março de 2011

O Photoshop, a Estética e os Padrões Extraterrestres

Há uma coisa que eu não consigo perceber. O ano passado na disciplina de desenho, foi-me pedido determinado trabalho: e atenção, era uma das matérias a ser leccionadas, que como tal, contava para nota; Era o seguinte: devia tornar o meu rosto esteticamente agradável utilizando o Photoshop.

Pergunta 1: O que é algo esteticamente agradável?
R: Algo agradável à vista; bonito; belo

Pergunta 2: Quer dizer, portanto, que o meu rosto não é esteticamente agradável?
?????
Pergunta 3: Porque é que o meu rosto não é esteticamente agradável?
?????
Pergunta 4: Porque é tão importante ter um rosto esteticamente agradável, que uma pessoa tenha que aprender a fazer isso na escola?
major ?

Se eu fosse uma adolescente depressiva com pensamentos suicidas, isto bastaria para mim. E é portanto isto que eu fui aprender para a escola, quando uma coisa não é bonita, tem que o ser à força. Temos muitos bons exemplos, abram uma revista qualquer à vossa escolha e explorem.


Outra pergunta, porque é que beleza é uma mulher com 10 quilos de base em cima, e sessões de Photoshop intensivo? Porque é que ser natural, ser-se aquilo que se é, não é bonito? Tudo bem, que a minha pele não é de veludo, existem sinais, marcas de expressão, cicatrizes, borbulhas, sobrancelhas selvagens e dentes que não são de um branco fluorescente, mas porque haveria eu de querer mudar aquilo que eu sou para algo que nunca serei? O que ganharia eu com isso?

Nada, absolutamente nada, porque por detrás da perfeita fotografia estaria a minha imperfeição e essa, ao contrário de um programa virtual, é real. Mais real do que todas as meninas bonitas que o mundo anda a ver nas revistas.

A culpa não é só de quem manipula a realidade, é também das pessoas que o apoiam, vivem num sonho, as mulheres idolatram extraterrestres, deixam de comer, gastam rios de dinheiro, perdem peso até não haver nada mais para perder do que a própria vida. E é isso que acontece, cada vez é mais frequente a morte de jovens que procuravam a beleza. Pois bem, a todas vocês, a beleza não precisa de ser procurada.

- A SERIO??

Não, não precisa. Está dentro de nós, é aquilo que nós somos, a beleza real é simpatia, é honestidade, é sinceridade, é altruísmo, é dignidade, é moral, é ética, é bom humor, é dar, é receber, é sorrir, é amar e se no fim quiserem adicionar um cabelo brilhante e uns olhos bonitos, também podem, mas lembrem-se que essas pessoas são vocês, não passa disso, vocês!

Quando quiserem mudar alguma coisa podem começar por pensar nas vossas atitudes, na maneira como tratam os vossos pais, na maneira como respondem aos professores, ou como enganam os vossos amigos e traem os vossos namorados, melhorem a pessoa que realmente são e não a pessoa que querem fazer parecer aos olhos iludidos do mundo, que são.


Estive tão passada com este trabalho que escolhi uma foto que me desse a oportunidade de ripostar:





Ps: Não estou à criticar o programa em si, nem as pessoas que o usam (mais ou menos, depende do uso) estou só a criticar os padrões extraterrestres que foram criados para a beleza humana e todas as parvinhas que os tentam alcançar. Não entendam, também, este texto como sendo eu a dizer que as pessoas deviam ser todas feias e gordas lol, nem que não se deviam importar com a imagem, epá tomem banho, usem maquilhagem, comprem roupa bonita, façam desporto para ficar em forma, sim, sim a tudo isso. Não à irrealidade de uma beleza virtual, e não às perdas de vidas por essa mesma.

2 comentários: