sábado, 5 de junho de 2010

Para quê?

Expressões temporais fundiram-se
Com a teoria da relatividade
Ontem tornou-se há dias,
Há dias, o ano passado,
O ano passado, há dois anos,
Há dois anos?
Uma vida bem distante

Perdi-me nos limites temporais
Da minha jornada por este lugar,
Já lá vão 15, e continuo sem saber
O propósito da minha existência,
A razão do meu viver

E todos dizem:
-Estás a crescer!

Crescer?
Crescer implica muitas perdas
Mimos, felicidades, descanso e
Acima de tudo, sonhos…

Recordações de outros dias
Lembram-me do quão inocente
Era o meu sorriso, perante o que é agora a sociedade,
Sociedade essa que cruelmente me foi impingida
Não houve perguntas, nem respostas,

Lembram-me também dos sonhos
Tão inalcançáveis agora,
Tão perto, antes…

Antes, antes, antes…

Toda a esperança escorre-se
Para um lugar escuro, húmido, sombrio
Um esgoto de pressões, onde reina a dúvida

Pai, Mãe
Bonecas, toalhas de banho, domingos na cama,
Baloiço, colo, cheiro a batatas fritas,
Avó, Avô
Cão, gato, fogueiras,
Almoços, arvores, cana-de-açúcar
Tio, tia,
Bolachas, praia, verniz
Musica, vídeos, pauzinhos de gelado
Primo, prima
Danças, escondidas, casas na árvore,
Piqueniques, piscina, brincadeiras
Onde está tudo isso?
Bem longe, apenas em memórias,
Guardadas,
Longe de ti, perto de mim
No mesmo velho lugar

Queria ser para sempre aquela velha criança
Que encarava o medo com um sorriso,
Que não queria que houvesse noite
Para sempre poder brincar
E que desejava parar o tempo,
Para que mais ninguém morresse

E todos dizem:
- Estás a crescer!

E então tudo se torna real
Afastando o conforto da felicidade,
Fazendo esquecer aquela criança
E todas as suas facilidades,
Torna-se tudo tão espantosamente injusto

Racismo, guerra, crise,
Violência, droga, crime,
Aquecimento global,
Trafico humano, corrupção politica,
Violação dos direitos humanos,
Pobreza, desigualdade, ódio entre todos

E todos dizem:
- Cresceste!

Fica a duvida…
Mas, para quê?!


3 comentários:

  1. Muito bom, também quando era criança queria que o tempo parasse para que ninguém morresse :D

    ResponderExcluir
  2. Neste momento não consigo arranjar palavras para me exprimir :o
    Magnífico!

    ResponderExcluir