sábado, 4 de junho de 2011

Mercado Quinhentista - Racismo


Este ano no Mercado Quinhentista, a nossa tribo foi convidada a participar. A ideia da tribo foi uma iniciativa no Carnaval, de mascararmo-nos de um tribo africana, os professores gostaram e então convidaram-nos para ir assim vestidos no mercado, mas como tribo brasileira, que, coisa menos coisa, foi dar ao mesmo, pois o principal ponto dos nossos disfarces era o facto de iremos todos, completamente, pintados de preto.

E então nós andamos a passear pelo meio das pessoas e fomos abordados várias vezes. Vários comentários surgiram mas houve um do qual não me esqueci e que captou, especialmente a minha atenção. Uma menina pequenina mostrou-se assustada connosco e o pai disse-lhe assim "não tenhas medo, não são pretos de verdade, estes são brancos"; Tenho a certeza que não foi com intenção racista, mas foi inconscientemente assim feito e fez-me imensa impressão.

Branco não é preto e preto não é branco, mas branco não é bom nem preto é mau, nem preto é bom e branco é mau. Preto é preto e branco é branco. Eu era os dois e continuei a mesma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário