sábado, 24 de dezembro de 2011

Sóis e Luas

"Tu és Sete-Sóis porque vês às claras, tu serás Sete-Luas porque vês às escuras, e assim, Blimunda, que até aí só se chamava, como sua mãe, de Jesus, ficou sendo Sete-Luas, e bem baptizada estava, que o baptismo foi de padre, não alcunha de qualquer um. Dormiram nessa noite os sóis e as luas abraçados, enquanto as estrelas giravam devagar no céu, Lua onde estás, Sol aonde vais."

Memorial do Convento, José Saramago

sábado, 3 de dezembro de 2011

Madeira




Representação do traje regional madeirense

Tentei recriar a captação do movimentação do bailinho a nível de dança, ou seja, em vez de desenhar um boneco a dançar, optei por apresentar só o movimento porque julgo que é aquilo que nos difere. O movimento e o traje. Dentro disso, centrei-me no facto de essas danças serem geralmente dançadas em círculos. Então aproveitei o facto de a saia do traje regional, segundo uma vista de cima, ser um objecto circular. Consegui dessa maneira, representar o movimento na saia em si. Depois relativamente às cores foram representadas a sair e a entrar do tal circulo em representação da liberdade das nossas danças e da expressão corporal, que jamais, será inscrita num círculo. Isto pode ainda ser visto como uma flor, ou um sol, elementos característicos da região.

.

"O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que nem eu mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessoa; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que tem saudade... sei lá de quê!"

Florbela Espanca